Como funciona o controle de acesso biométrico?

Biometria refere-se à tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos.

controle-acesso-biometrico

Biometria refere-se à tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos. Esta técnica é muito usada na identificação de pessoas para controle de ponto, regulamentação de acesso e identificação criminal.

A biometria é um dos caminhos mais seguros para a identificação de pessoas e proteção de dados. É usada desde caixas eletrônicos em bancos, a terminais de embarque em aeroportos. Até mesmo nos nossos celulares, tablets ou computadores temos o método de identificação por digital ou reconhecimento facial.

Porque é que a Biometria é uma tecnologia precisa?

A eficiência de um sistema de segurança é algo almejado por qualquer empresa ou estabelecimento privado. Ao contrário de um código bancário, os traços biológicos não podem ser copiados nem esquecidos, pois fazem parte da pessoa. Graças a essa particularidade de cada indivíduo, a Biometria torna-se o método mais efetivo na emissão de senhas.

As técnicas mais conhecidas estão listadas abaixo:

  • Impressão digital: tecnologia biométrica muito usada,  baseia-se no fato de que todas as pessoas têm impressões digitais únicas e imutáveis.
  • Geometria da mão: a estrutura venosa e o formato das mãos é que identificam o indivíduo.
  • Íris dos olhos: técnica que se baseia na leitura dos anéis coloridos existentes em torno da pupila.
  • Reconhecimento facial: a definição dos traços do rosto de uma pessoa é usada como identificação: considera-se o formato do nariz, do queixo, das orelhas, etc.
  • Verificação de voz: este método funciona através da pronúncia de uma frase que atuará como senha. A frase deve ser mencionada sempre que for necessária a identificação do usuário.
  • Reconhecimento de Retina: É uma das biometrias mais seguras que existe, já que a disposição dos vasos sanguíneos que irrigam a retina varia de pessoa para pessoa, e não mudam. Os meios necessários para a coleta e leitura dos dados não são simples, o que dificulta a falsificação das informações. O usuário deve olhar para um dispositivo, e uma luz infravermelha de baixa intensidade fará a “leitura” da retina. Embora seguro, é bastante invasivo e incômodo.
  • Reconhecimento pela Digitação: Pouco invasivo, baseia-se na análise do ritmo e cadência do usuário ao digitar. Cada pessoa possui um estilo próprio, seja a quantidade de dedos que utiliza, a velocidade com que digita, a força que aplica às teclas e etc. Com baixo custo, a captação dos dados não é tão simples e é pouco confiável, já que um usuário pode mudar o estilo de digitação, de forma inconsciente ou intencional. Como vemos, todas estas técnicas utilizam traços biológicos, em alguns casos a leitura biométrica é mais precisa, como por exemplo, a identificação pela íris, que usa quatro vezes mais dados que a digital.

 

A SegurPro é sem dúvida um próximo passo em segurança eletrônica e PCI.

“Apoiamos o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de diferentes projetos relacionados com Inteligência Artificial, Deep Learning e IoT para nos mantermos na vanguarda da tecnologia e assim oferecer soluções completas e inovadoras aos nossos clientes.”

Na SegurPro encontramos as soluções tecnológicas mais avançadas e adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Aqui interessa-nos o controle de acessos, que consiste no monitoramento e permite ao cliente mais eficiência, além de centralizar os seus recursos para a gestão e controle dos acessos remotos.

Controle de acessos

É o acesso às instalações através de sistemas de controle não invasivos mediante biometria e reconhecimento facial.

A gestão de acessos engloba o controle de acessos e aporta um valor diferencial, gerenciando de forma integral o acesso a uma instalação, desde a impressão/envio de cartões, alta/baixa de pessoal autorizado ou outros parâmetros relacionados com o acesso de pessoas e mercadorias para o cliente. Além disso, graças à coordenação e  conexão com o iSOC, permite diminuir as situações de risco nas instalações do cliente, garantindo a maior segurança possível.

Exemplos de serviços de gestão e controle de acessos são a fechadura eletrônica com GPRS, controle de fornecedores, aberturas e fechamentos remotos, serviço de segurança e  televigilância, entre outros.

 

Conclusão

Atualizar para o controle de acessos biométricos não apenas melhora a segurança, como também oferece uma ferramenta de gestão flexível e acessível para determinar exatamente quem pode entrar nas suas instalações e quando.

A Biometria é a tecnologia mais segura para soluções de Identificação e Controle de Acessos. Os leitores de impressão digital evitam o tráfico de senhas e cartões de identificação. Esta tecnologia é hoje uma realidade. A Biometria é atualmente a tecnologia mais segura nos sistemas de Controle de Acessos, quando se pretende, além do controle, uma melhor identificação dos utilizadores. 

Na sua empresa poderá ser feita a gestão de todas as portas, bloqueio de acessos e você receberá notificações em qualquer computador, tablet ou smartphone, em qualquer momento e de qualquer lugar.