Internet das Coisas: Conceito e Exemplos

Entenda como a Internet das Coisas vai revolucionar o processo tecnológico de todas as empresas que queiram se beneficiar de maior eficiência e segurança

Conceito

O conceito de Internet das Coisas (IoT, “Internet of Things” em inglês) refere-se à interconexão digital de objetos do cotidiano através da Internet. É o uso da tecnologia da Internet e suas possibilidades de tornar esses objetos disponíveis às pessoas de uma maneira mais conveniente e acessível. 

Utilidade 

Esta tecnologia facilita as nossas vidas e proporciona um melhor uso das funcionalidades de objetos do dia a dia. Não apenas na esfera doméstica, mas também oferecendo soluções de inovação para empresas em questões relevantes como segurança

A Internet das Coisas nos Negócios 

Os vários objetos interconectados entre si via Internet são extremamente úteis para negócios e comércio graças à enorme quantidade de dados que os dispositivos eletrônicos podem coletar sobre as decisões de consumo e uso dos usuários e o status dos elementos-chave para a gestão de um negócio. 

Ao sistematizar e analisar dados armazenados, as empresas são capazes de otimizar suas decisões, adaptar-se melhor às necessidades de seus clientes, gerenciar seus recursos, automatizar inúmeros processos e melhorar a evolução de seus produtos e serviços graças à IoT. 

Exemplos da Internet das Coisas nos Negócios

Os sensores instalados em objetos do cotidiano podem nos passar muitos dados relevantes para melhor administração do capital de uma empresa: 

  • Em uma frota de veículos ou elementos de transporte de mercadorias, por exemplo, podemos ser informados sobre as rotas, a necessidade de reabastecer ou recarregar baterias
  • Nos armazéns, é possível ter conhecimento em tempo real do estoque armazenado e das condições de temperatura, pressão, etc. em que se encontram certas mercadorias sensíveis a essas grandezas (por exemplo, alimentos perecíveis). 
  • Nas linhas de montagem, problemas e defeitos podem ser detectados imediatamente, permitindo que o processo de fabricação seja interrompido para evitar a produção de produtos defeituosos que terão que ser descartados e que acarretam custos.
  • Melhora a manutenção preventiva, coletando dados sobre a vida útil das peças e mecanismos para que possam ser substituídos antes que comecem a falhar. 
  • Em produtos de tecnologia, a coleta de dados sobre o uso do cliente permite que o projeto, hardware e software sejam melhorados e cada vez mais adaptados aos usos preferenciais do consumidor. 

A exploração inteligente da Internet das Coisas permite que empresas adotem soluções inovadoras, viabilizando a otimização dos produtos e serviços, permitindo reduzir custos, e proporcionando melhor gerenciamento da riqueza de dados coletados, o que consequentemente viabiliza uma adaptação ainda maior às necessidades dos clientes, personalizando a oferta o máximo possível. 

 

A Internet das Coisas em Segurança 

A tecnologia IoT oferece muitas possibilidades no campo da segurança para empresas, negócios e varejistas. Serviços de segurança baseados na integração de tecnologia permitem uma gestão automatizada e instantânea bem como permitem ao cliente verificar a vigilância e muitos outros sistemas de forma simples, mesmo através de seu smartphone. 

Segurança para instalações e bens imóveis 

Lojas, armazéns, depósitos, cofres, garagens, escritórios... propriedades comerciais podem ser comprometidas por vários tipos de ameaças. Graças à Internet das Coisas, a nova geração de medidas de segurança está mais eficiente e mais barata. Na SegurPro desenvolvemos nossos produtos e serviços para aproveitar ao máximo as novas tecnologias, melhorando sua gestão e eficiência e damos ênfase especial na dissuasão e prevenção de problemas. Disponibilizamos: 

  • Alarmes para empresas. Com câmeras IP e painel de comunicação. 
  • Vigilância por vídeo. A filmagem das câmeras pode ser consultada via smartphone do cliente 24 horas por dia, todos os dias do ano. 
  • Conexão com o iSOC SegurPro para gerenciar qualquer incidente. 
  • Detectores de fumaça e incêndio que emitem alarmes em caso de problemas, permitindo que o cliente receba alertas em seu smartphone. 

Segurança para os dispositivos tecnológicos de sua empresa 

A maioria das empresas tem uma parte de seus ativos ligada a produtos tecnológicos e informatizados que devem ser protegidos contra ameaças como intrusões em suas redes e sistemas, roubo de dados e hacking.  

Por exemplo, uma central de comunicações pode ser desativada ou a gestão de energia que alimenta os edifícios ou armazéns de uma empresa pode ser interrompida se as redes que gerenciam esses ativos forem afetadas pela pirataria informática. 

Através da IoT, temos sensores que nos avisam se algum elemento tecnológico foi desconectado de seu fornecimento de energia, possibilitando a ativação de baterias de backup, a alimentação de elementos essenciais como iluminação no metrô, por exemplo, a refrigeração de câmaras frias que preservam elementos que devem estar a uma certa temperatura, ou mesmo a manutenção do fluxo de eletricidade em dispositivos que não podem parar de funcionar em locais que prestam serviços médicos como hospitais e salas de cirurgia

A Internet das Coisas é uma tecnologia em constante crescimento que moldará nossa relação com os objetos à nossa volta. Utilizá-la em nosso benefício, mais do que uma opção, torna-se uma necessidade que melhora nossa qualidade de vida, bem como nossos serviços profissionais.